O Programa Obra Mais Segura tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar as empresas do setor para a ampliação de ações de saúde e segurança, e a diminuição do índice de acidentes e afastamentos ocupacionais, através de ferramentas que previnam as condições impróprias de trabalho e ofereçam melhorias que asseguram o bom funcionamento das obras.
Empresário da construção, continue a leitura e conheça os detalhes do programa!
O que é o Programa Obra Mais Segura?
Realizado em parceria com o SESI Santa Catarina, o Programa Obra Mais Segura visa garantir a segurança nos canteiros de obras, através do acompanhamento das orientações de saúde e segurança.
Este programa trata-se de uma ferramenta desenvolvida para ser eficaz e capaz de prevenir as condições impróprias de trabalho, propiciar melhorias operacionais, assegurar um bom gerenciamento e proteção aos trabalhadores da construção.
A iniciativa é desenvolvida desde 2018 e, em 2021, foi renovada pelo SESI com os municípios de Florianópolis, Blumenau e Joinville, todos parceiros estratégicos na implantação do projeto.
Com o objetivo de reduzir acidentes e afastamentos no ambiente de trabalho, o programa desenvolve ações de sensibilização e conscientização das lideranças industriais do setor e a ampliação do acesso das indústrias aos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho.
Agentes SOMAS auxiliam na segurança dos canteiros de obras
O Programa Obra Mais Segura visa garantir o cumprimento das ações de segurança por meio dos “Agentes Supervisores da Obra Mais Segura”, ou Agentes SOMAS.
Este agente é um multiplicador de segurança dentro do canteiro de obras, pois recebe todas as instruções para auxiliar a manter a segurança do trabalho no local.
Empresas recebem Certificação de Segurança por se comprometerem com a causa
Para valorizar ainda mais as empresas que pensam na segurança dos seus trabalhadores, o programa também entrega uma Certificação de Segurança.
Esta certificação tem o objetivo de mostrar que a empresa segue todas as orientações que garantem obras mais seguras.
Como o Seconci promove canteiros de obras mais seguros?
O Seconci Grande Florianópolis realiza avaliações, orienta quanto aos protocolos de segurança nos canteiros de obras e aplica um check-list para verificar e acompanhar se todos os procedimentos estão sendo seguidos corretamente.
Abaixo, conheça os principais objetivos do programa:
- Reduzir o índice de acidentes e afastamentos ocupacionais;
- Identificar possíveis problemas de segurança no trabalho;
- Melhorar as condições de trabalho;
- Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação aos trabalhadores, com relação à prevenção de acidentes;
- Reduzir o número de casos de contágio pela Covid-19;
- Alertar os trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de segurança (EPIs) e à prática de segurança no trabalho;
- Trabalhar de forma preventiva, antecipando soluções.
Para tanto, o Seconci Grande Florianópolis realiza uma série de ações para vistoriar os canteiros de obras e também conscientizar os empresários e trabalhadores. São elas:
- Sensibilizar e conscientizar os empresários da construção para a gestão de obras com segurança, através de reuniões da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC), reuniões nos sindicatos e veiculação em informativos da FIESC;
- Desenvolver protocolos para gestão de crise na Indústria da Construção Civil com medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 e oferecer apoio para implantação nos canteiros de obras;
- Assessorar as empresas na gestão e implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e demais ações de saúde e segurança;
- Realizar visitas às obras para avaliação do ambiente de trabalho, emissão de relatórios com recomendações para eliminação e minimização dos riscos de acidentes de trabalho, bem como adequações de documentos e processos de gestão das questões de saúde e segurança. Os relatórios contêm registros dos indicadores de cumprimento das Normas Regulamentadoras, situações com potencial de multa ou embargo e interdição da obra, além de ações de melhorias contínuas.
Dessa forma, o Seconci contribui para tornar as obras mais seguras e garantir que as empresas contribuintes estejam em conformidade com a legislação.
Como participar do Programa Obra Mais Segura?
É necessário que as empresas sejam contribuintes e tenham o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT) ativos para participar.
Tem interesse em saber mais sobre o projeto? Fale com a equipe comercial nos contatos abaixo e traga sua empresa para o Seconci Grande Florianópolis.